literaturaeafins | Unsorted

Telegram-канал literaturaeafins - Literatura e Afins

-

Canal voltado para compartilhamento de obras literárias, poesias (autorais) e resenhas (autorais). • Canais irmãos: @historiaeafins @religiosidadeeafins • Canais e grupos parceiros: @bancadelivros @umrefugionouniverso

Subscribe to a channel

Literatura e Afins

Os Melhores
              Canais
                    para Você!    


໑ꨩ🎯 @HomemsemLimites
໑ꨩ🛐 @Religiosidadeeafins
໑ꨩ❓ @Fat0S_Desc0nhecid0S
໑ꨩ🦋 @CampodeBorboletas
໑ꨩ💪 @Avidacomecaaos40
໑ꨩ📗 @CadernodeReceitas
໑ꨩ🙏 @EvangelhodeJesus
໑ꨩ🌝 @HumorTrollandia
໑ꨩ💙 @PalavrasQCuram
໑ꨩ🎩 @Sujeito_Homem
໑ꨩ🪶 @Literaturaeafins
໑ꨩ❣️ @AmorporLeitura
໑ꨩ📚 @GarotaLiteraria
໑ꨩ⏳ @Historiaeafins
໑ꨩ🤝 @ParceirosTotal
໑ꨩ✍🏼 @Frases_Diarias
໑ꨩ📖 @AudioEspirita
໑ꨩ❤️ @Encantamento
໑ꨩ🔖 @NovoTelegram
໑ꨩ✝️ @SeuDiaMelhor
໑ꨩ👨🏻‍🍳 @ReceitasGrupo
໑ꨩ📝 @TextoseFrases
໑ꨩ🤣 @Humoremes
໑ꨩ📖 @BibliaeOrar
໑ꨩ🇪🇸 @SoloEspanol
໑ꨩ🙏🏽 @DiariodaFe
໑ꨩ♥️ @PuraAlma
໑ꨩ📚 @Le_Livros
໑ꨩ😻 @NecoCats
໑ꨩ🥓 @LowCarbb
໑ꨩ🐶 @CaeseGatos
໑ꨩ😋 @PapaLivros
໑ꨩ📖 @EntreLivros
໑ꨩ🏆 @Incentivador

©𝑷𝒐𝒘𝒆𝒓𝒆𝒅 𝑩𝒚 :-
      🅱️ᛁᚣ ™️

Sem
     postagens
            até
                  às 16hs.

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Até que tenhamos rostos: a releitura de um mito
✍️ C. S. Lewis
🇮🇪

Intrigante, comovente, revelador. Esses são alguns dos adje-tivos que podem descrever Até que tenhamos rostos, livro no qual C. S. Lewis, com seu brilhantismo característico, rea-liza uma releitura do famoso mito de Cupido – deus imortal – e Psique – humana que, de tão bela, atrai o desejo e a inve-ja dos deuses. O autor localiza sua narrativa no reino fictício de Glome e subverte a perspectiva tradicional ao relatar a história a partir do ponto de vista de Orual, a rejeitada irmã de Psique.
Escrito perto do fim de sua carreira literária, o livro é a demonstração da maestria de Lewis na arte da composição, contendo uma intrincada narrativa que versa sobre a inveja, a culpa e o luto. Traço comum em suas obras, o autor não se restringe a utilizar as palavras como espelho, em que o leitor reconhece a natureza humana e sua falibilidade, mas, trans-cendendo, aponta para algo além de nós mesmos, através de profundas reflexões acerca do papel que o divino exerce em nossas vidas. Esta é, para muitos, a melhor e mais madura obra de um dos gênios da literatura.

#cslewis
#mitologia
#thomasnelson

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Jean Santeuil
✍️ Marcel Proust
🇫🇷

Jean Santeuil é o primeiro romance de um dos maiores escritores do século XX: Marcel Proust. Escrito a partir de 1895, a obra inacabada só foi publicada em 1952, trinta anos após a morte de seu autor, graças à descoberta do manuscrito na França. A gênese do livro são as memórias da infância, da adolescência e dos anos de formação do protagonista. Com o estilo único e inconfundível de Proust, Jean Santeuil traz a origem de uma infinidade de anedotas, obsessões, reflexões, paisagens e visões de mundo que seriam desenvolvidas em seus trabalhos posteriores. É considerado precursor de sua obra-prima, Em busca do tempo perdido, tanto no tema quanto em seu enredo, embora seja mais claramente autobiográfico. Esta edição conta com a esmerada tradução do poeta Fernando Py, principal tradutor da obra do escritor francês no Brasil.

▫️Gênero: Literatura Estrangeira
▫️Ano: 2020 / Nova Fronteira

#MarcelProust
#LiteraturaEstrangeira

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Antes do Incal (Vol. 2 da série Todo Incal)
✍️ Alejandro Jodorowsky
🇨🇱 e Zoran Janjetov 🇷🇸

O
retorno a um dos universos mais imaginativos e aclamados dos quadrinhos! Chegou a hora de acompanhar as aventuras do jovem John Difool antes de se tornar o mais famoso anti-herói da ficção científica! Esse é o início da jornada épica que transformou o famigerado detetive de classe “R” no homem que mudaria o destino de todo o cosmo. Neste segundo volume da coleção TODO INCAL, testemunhamos John em busca de suas origens enquanto enfrenta perigosos conflitos e uma grande conspiração, seu primeiro encontro com Deepo e a aparição de personagens memoráveis, como Metabarão e Diavaloo, que colorem o extraordinário mundo criado por Alejandro Jodorowsky, desta vez, ao lado do excepcional artista Zoran Janjetov. Os três volumes da coleção TODO INCAL têm capa dura com verniz localizado e miolo colorido em papel couché de alta gramatura, extras exclusivos, e o terceiro vem acompanhado de uma caixa especial para a coleção e do conteúdo completo do livro Os Mistérios do Incal, sobre os bastidores de produção da saga.

#alejandrojodorowsky
#zoranjanjetov
#hq
#graphicnovel
#ficcaocientifica
#pipocaenanquim

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O sonho de um homem ridículo
✍🏽 Fiódor Dostoiévski 🇷🇺

Embarque em uma viagem cósmica entre sonho e realidade em um dos mais potentes textos do autor de Crime e castigo.

O protagonista desse livro é ridículo. As pessoas riem dele, e talvez ele risse junto, se não tivesse pena delas, pena porque ele sabe a verdade, e elas, não. Como é duro ser o único a saber da verdade...

Envolto por uma profunda melancolia, este homem decide tirar a própria vida, mas adormece ao lado de seu revólver carregado. No limiar entre a consciência e o sonho, o homem é levado do abismo do suicídio para as planícies de um paraíso perdido, no qual é introduzido a uma terra utópica em que a harmonia reina sobre o caos. Escrita em 1877, após o período de trabalhos forçados na Sibéria, essa é uma obra-chave para a literatura de Dostoiévski. Essa curta narrativa fantástica condensa grandes obsessões que atravessam toda o trabalho do autor, sobretudo a oposição entre sentimento e razão, e a contestação à visão científica de mundo, que ele considera autodestrutiva para a humanidade.

Esta edição da Antofágica, traduzida diretamente do russo por Lucas Simone, conta com ilustrações de Helena Obersteiner e apresentação do neurocientista e especialista em sonhos Sidarta Ribeiro. Nos posfácios, Cecília Rosas, doutora em Literatura Russa pela USP, tece um panorama literário do conto, e Flávio Vassoler, doutor em Letras pela USP e especialista em Dostoiévski, aprofunda as questões existenciais e religiosas tão flagrantes na obra. Celso Frateschi, diretor de teatro e protagonista do monólogo "O sonho de um homem ridículo", tece um ensaio baseado em sua vivência na pele do personagem, e Helena Obersteiner escreve sobre sua experiência ilustrando a jornada cósmica do autor russo.

#fiodordostoievski
#conto
#literaturarussa
#antofagica

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶A mulher de trinta anos
✍️ Honoré de Balzac
🇫🇷

Balzac, que vê a faixa dos trinta anos como o auge poético da vida das mulheres, faz um elogio à maturidade feminina no livro que consagrou a expressão "balzaquiana".

Antes de Emma Bovary, antes de Anna Kariênina, existiu Julie. Contrariando os conselhos do pai, ela julga-se apaixonada e decide se casar ainda muito jovem com um coronel do exército napoleônico. Em pouquíssimo tempo, descobre-se infeliz no casamento e na maternidade, presa a obrigações que não pretende abandonar.
A isso se seguem as paixões por outros homens, e anuncia-se o destino trágico da protagonista. Mas A mulher de trinta anos não é a história particular de Julie, e sim a de alguém em quem convergem as contradições do que representava ser mulher no século XIX e, por extensão, as contradições da própria sociedade moderna.
Com sua reputação de grande conhecedor do coração feminino, Balzac, que deveu sua formação às diversas mulheres mais velhas com quem se relacionou, aponta neste livro para a profundidade da alma que só pode vir da experiência.
Esta edição do mais famoso texto de Cenas da vida privada, subdivisão de A comédia humana, traz uma introdução da escritora, ensaísta e crítica literária Eliane Robert Moraes.

#honoredebalzac
#romance
#literaturafrancesa
#penguin

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Suave é a noite
✍️ F. Scott Fitzgerald
🇺🇸

Inspirado por fatos da vida do autor e sua esposa, Zelda, enquanto desfrutavam dos verões na costa do sul da França, a obra narra a história de Dick Diver, um jovem e brilhante psiquiatra, cuja carreira é interrompida ao casar-se com a rica Nicole Warren, uma de suas pacientes. Ascensão e queda, riqueza e pobreza, loucura e sanidade, embriaguez e temperança são alguns dos polos em torno dos quais se constrói a narrativa de Suave é a noite.

#fscottfitzgerald
#romance
#literaturaamericana
#martinclaret

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Processo
✍️ Franz Kafka 🇨🇿

A obra-prima de Franz Kafka em nova edição com ilustrações labirínticas de Lourenço Mutarelli e apresentação de Noemi Jaffe
Josef K. está detido pela justiça – mas não sabe o porquê. Desde a manhã em que os oficiais apareceram em seu apartamento com essa notícia, K. apela a escriturários, advogados, secretárias, funcionários do tribunal e até a artistas para entender o motivo pelo qual está sendo processado.
Este romance póstumo de Franz Kafka, publicado pela primeira vez em 1925, é uma sagaz crítica da claustrofóbica burocracia estatal e da falta de autonomia no mundo moderno.
A edição da Antofágica tem ilustrações de Lourenço Mutarelli tão misteriosas quanto o processo de Josef K.: elas foram dobradas e recortadas durante a montagem do livro, restando ao leitor investigá-las para unir os fragmentos. Conta também com tradução de Petê Rissatti e, apresentação da premiada escritora Noemi Jaffe. e posfácios de Gabriel Alonso Guimarães, (doutor em Literatura Comparada pela UFF), assina um texto de apoio em que esclarece o modo como a edição incorpora os trechos riscados pelo autor. Adilson José Moreira, (doutor em Direito Constitucional pela UFMG,) tece uma análise jurídica do livro, apontando como o racismo estrutural submete pessoas negras no Brasil a processos verdadeiramente kafkianos, e Noemi Moritz Kon, (doutora em Psicologia Social pela USP), investiga a trama do ponto de vista da psicanálise.

#franzkafka
#romance
#antofagica

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Árabe do Futuro 3. Uma Juventude no Oriente Médio (1985-1987)
✍️ Riad Sattouf


O árabe do futuro, narra a infância nada comum do quadrinista Riad Sattouf, passada entre a Líbia, a Bretanha e a Síria. No mais novo capítulo da história do adorável menino de cabeleira loura e cacheada e de sua família itinerante, vemos um Riad no alto de seus sete anos, tentando a seu modo se adequar aos costumes e às dinâmicas do vilarejo em que mora na Síria e se entrosar com seus primos e amigos da escola.

#riadsattouf
#hq
#graphicnovel
#intrinseca

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Árabe do Futuro: Uma juventude no Oriente Médio (1978 - 1984)
✍️ Riad Sattouf
🇫🇷

Nascido na França em 1978, filho de pai sírio e mãe bretã, Riad Sattouf viveu uma infância peculiar. Ele tinha apenas três anos quando o pai recebeu um convite para lecionar em uma universidade da Líbia. Em Trípoli, o menino entrou em contato com uma cultura completamente distinta e precisou superar o estranhamento diante de novos costumes — experiência que se repetiria pouco depois na Síria, quando o pai foi trabalhar lá.Com o olhar inocente de uma criança, Riad oferece um importante relato sobre os contrastes entre a vida plácida na França socialista de Mitterrand e os regimes autoritários na Líbia de Kadafi e na Síria de Hafez al-Assad. A partir de suas próprias lembranças e sensações, o autor descreve como foi adaptar-se a realidades tão díspares e mostra detalhes de sua vida em família e da relação com outras crianças.O árabe do futuro é um relato literário pleno em forma de graphic novel: com traço simples e narrativa fluida e descontraída, Riad fornece ao mesmo tempo uma análise antropológica do embate entre o Ocidente e o mundo árabe e um autorretrato de sua própria infância plural.“Com seu traço e olhar de hoje avivados pelos suvenires de outrora, Sattouf retrata uma miríade de curiosos personagens, por meio de um relato íntimo repleto de anedotas em meio a singulares contextos políticos, sociais e religiosos.”O Globo

#riadsattouf
#hq
#graphicnovel
#intrinseca

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶 Nosso amigo em comum
✍️ Charles Dickens 🇬🇧

Uma obra-prima satírica sobre o fascínio e o perigo do dinheiro. A trama gira em torno de uma herança advinda de montes de dejetos, onde os ricos jogavam seu lixo. Em meados do século XIX, em Londres, o lixo era recolhido por empreiteiros privados. Era empilhado em montes e as pessoas os vasculhavam à procura de coisas para vender. Poderiam ser encontrados joias ou dinheiro que foram acidentalmente descartados. No entanto, a maior parte desse lixo era vendida como matéria-prima para outras indústrias.

Fabricantes de sabão, construtores de estradas, fabricantes de papel e outros compravam itens dos empreiteiros do lixo. Quando o corpo de John Harmon, o aguardado herdeiro do milionário do lixo, foi encontrado boiando no rio Tâmisa, a sorte mudou de mãos surpreendentemente, elevando a novas alturas um certo senhor chamado “Noddy” Boffin, um escriturário humilde, porém gentil, que se tornaria o “Lixeiro Dourado”. Esta parte do romance pode ter sido inspirada no caso real de um lavrador londrino, Henry Dodd, que fez fortuna removendo o lixo de Londres.

Nosso Amigo em Comum foi publicado em partes mensais, de maio de 1864 a novembro de 1865, e tem uma ligação muito forte com a vida privada do autor. Ele estava apaixonado por Ellen Ternan, portanto, trouxe esse amor para a obra; trouxe também a corrupção que a riqueza pode gerar.

A OBRA MAIS ROMÂNTICA DE DICKENS.

Criticado em suas obras anteriores por não conseguir escrever casais com uma química sexual que prendesse o leitor, os críticos tiveram que admitir que estavam errados e pedir perdão. Nosso Amigo em Comum traz uma atração física escaldante na trama secundária, mutuamente reprimida, especialmente nas entrelinhas. Portanto, o décimo quarto romance de Charles Dickens traz não somente um casal, porém, dois, e romance de sobra. Embora a história gire em torno dos efeitos da ganância e da corrupção que o dinheiro traz, é um livro que o autor não encolheu a mão para falar do tema “amor”.

#charlesdickens
#romance
#pedrazul

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶 Mathilda
✍️ Mary Shelley 🇬🇧

A mãe de Mathilda, Diana, morre no parto. Seu pai, em desespero, deixa a recém-nascida aos cuidados de uma tia e sai para correr o mundo. Quando Mathilda tem 16 anos, ele volta, mas fica pouco tempo em sua vida. O terrível tormento de reviver a paixão por Diana na filha o consome.

Com personagens claramente inspiradas na autora, em seu pai e em seu marido, e tendo como narradora de voz emocional e implacável a própria Mathilda, a novela vai além da ressonância autobiográfica, chegando a algo mais abrangente: uma história sobre a busca solitária de uma moça corajosa por um sentimento de amor, reparação e redenção, ainda que por culpas que não sejam suas.

O tema central da obra, um incesto não consumado entre pai e filha, levou o editor de Mary Shelley que vinha a ser seu pai e era conhecido pelos próprios livros subversivos não apenas a se recusar a publicar "Mathilda" como também a se negar a devolver a única cópia manuscrita, e a obra não foi publicada em vida pela autora do mítico Frankenstein.

Terminado em 1820, foi preciso mais de um século para que esta pequena tragédia moderna para fosse redescoberta, tendo sido publicado pela primeira vez apenas em 1959.

#maryshelley
#literaturaestrangeira
#grua

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Contos clássicos de vampiro
✍️ Vários autores

O livro reúne os primeiros e mais importantes textos sobre a figura clássica do vampiro, esse mito surgido do caldeirão cultural, étnico e religioso do leste europeu e que há séculos fascina a cultura ocidental. A coletânea abrange um século de histórias de vampiros, desde um fragmento de um romance de Byron, passando pelo capítulo de Drácula que foi suprimido antes da publicação, até o inédito A tumba de Sarah'', de F.G. Loring. O apêndice apresenta ainda algumas das mais representativas produções literárias sobre o tema, como um fragmento do grego Filóstrato, e os poemas de Ossenfelder, Bürger, Goethe e Coleridge.

#lordbyron
#bramstocker
#horror
#hedra

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Fabuloso Livro Amarelo - Os Fabulosos Livros Coloridos 4
✍️ Andrew Lang
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

O Fabuloso Livro Amarelo traz 48 contos de fadas das mais diversas tradições ao redor do mundo, traduzidos pelo folclorista escocês Andrew Lang. A presente edição também inclui histórias do célebre escritor Hans Christian Andersen, conhecido por clássicos infantis como “As Novas Roupas do Imperador” e “A Princesa e a Ervilha”, entre outros.

Este é o quarto volume da série Os Fabulosos Livros Coloridos, uma vasta coleção de contos de fadas tradicionais, sempre em suas versões antigas, sem adulterações. A série é dividida em 12 volumes, um de cada cor, totalizando mais de 400 histórias.

Para enriquecer ainda mais a leitura, todos os contos vêm acompanhados de lindas ilustrações. Não perca essa chance de transmitir aos seus filhos a bondade e a beleza através da mágica dos contos de fadas.

#andrewlang
#conto
#contodefadas
#concreta

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Frankenstein
✍️ Mary Shelley🇬🇧


Frankenstein é sem dúvida o maior clássico de terror de todos os tempos. É também um ensaio sobre a prepotência humana e a solidão em sociedade. Cego em seu propósito de dar vida à matéria inanimada, o cientista Victor Frankenstein constrói um ser monstruoso a partir de restos humanos - mas, quando enfim alcança o resultado pretendido, foge de sua própria criação! Abandonada e fadada ao desterro e à rejeição, a criatura passa a perseguir o cientista e, depois, a buscar vingança.

Escrito por uma jovem Mary Shelley, o romance atravessou dois séculos sem perder a capacidade de arrepiar o leitor. Tendo por base a edição revista pela autora em 1831, consagrada como a definitiva, Frankenstein: edição comentada vem reforçar o time de sucessos da coleção Clássicos Zahar.

Com tradução, apresentação e notas do escritor Santiago Nazarian, que flerta com o suspense e o terror psicológico, o livro traz também cronologia de vida e obra de Mary Shelley. E, nos anexos, a introdução da autora para a edição de 1831 e o prefácio do poeta inglês e seu marido Percy Bysshe Shelley para a primeira edição, publicada anonimamente em 1818. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

#maryshelley
#horror
#gotico
#literaturainglesa
#zahar

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Paraíso da igualdade - Cenas de um futuro socialista
✍️ Eugene Richter
🇩🇪

Embarque em uma emocionante jornada literária com "Cenas de um Futuro Socialista", a cativante obra do renomado autor do século XIX, Eugene Richter. Este livro o transportará para um mundo distópico onde políticas igualitárias do governo moldaram uma sociedade assustadoramente uniforme. Através de uma narrativa magistral, Richter convida você a explorar os perigos e as implicações da busca obsessiva por igualdade absoluta.

#eugenerichter
#distopia
#matheusmichelon
#primeironoafins

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Persuasão
✍️ Jane Austen
🇬🇧

"Persuasão” foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças. O livro enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz. Austen expõe de maneira sutil como uma mulher pode passar por cima das convenções sociais e das restrições femininas em busca da felicidade.

#janeausten
#romance
#literaturainglesa
#martinclaret

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Incal Final (Vol. 3 da série Todo Incal)
✍️ Alejandro Jodorowsky
🇨🇱, Moebius 🇫🇷 e José Ladrönn 🇲🇽

A majestosa saga Incal, criada por Jodorowsky e Moebius, chega ao seu retumbante final. o famoso e famigerado detetive John Difool e seu fiel companheiro Deepo são involuntariamente arremessados em uma nova missão para salvar o Universo, enquanto seu mundo enfrenta a ameaça de um vírus metálico que devora tudo. Incal Final marca o retorno do visionário roteirista Jodorowsky à épica mitologia que criou ao lado de Moebius no início dos anos 1980. Para a conclusão desta lendária série de aventura espacial e espiritual, ele agora se junta ao artista José Ladrönn, vencedor do Prêmio Eisner. Além de Incal Final, este terceiro e último volume da editora Pipoca & Nanquim também traz a história Depois do Incal, desenhada por Moebius, e o conteúdo do livro Os Mistérios do Incal, uma verdadeira enciclopédia que reúne conceitos, segredos e curiosidades acerca desta seminal história em quadrinhos de ficção científica, fechando com chave de ouro a coleção TODO INCAL.

#alejandrojodorowsky
#moebius
#joseladronn
#hq
#graphicnovel
#ficcaocientifica
#pipocaenanquim

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Incal (Vol. 1 da série Todo Incal)
✍️ Alejandro Jodorowsky
🇨🇱 e Moebius 🇫🇷

A maior ficção científica dos quadrinhos. Obra-prima de Alejandro Jodorowsky e Moebius. Em um mundo distópico e degenerado, John Difool, um detetive particular de quinta categoria, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando encontra um antigo artefato místico chamado "Incal". Em pouco tempo, ele se vê envolvido num conflito épico entre o Metabarão, o maior guerreiro da galáxia, e os descomunais poderes científicos do Tecnopapa. Movido por situações cada vez inusitadas, Difool terá que lutar não só pela sua sobrevivência, mas pela de todo o universo. Incal, uma das obras mais aclamadas do mundo, é fruto da mente de dois gênios que revolucionaram os quadrinhos e o cinema nos anos 1970 e 1980. O primeiro livro deu origem ao que ficou conhecido como “Jodoverso”.

#alejandrojodorowsky
#moebius
#hq
#graphicnovel
#ficcaocientifica
#pipocaenanquim

Читать полностью…

Literatura e Afins

/channel/literaturaeafins?boost

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Robinson Crusoé
✍️ Daniel Defoe
🇬🇧

Misto de livro de aventura, autobiografia espiritual e tributo ao individualismo burguês, Robinson Crusoé continua insuperável, tão original e vívido como há trezentos anos. Edição com tradução, apresentação e notas de José Roberto O'Shea.

"30 de setembro de 1659. Eu, pobre e desgraçado Robinson Crusoé, depois de naufragar em alto-mar durante uma tempestade terrível, cheguei à costa desta ilha desoladora e infeliz, que denominei 'Ilha do Desespero', sendo que o restante da tripulação do navio afogou-se, e quase morri."

Com uma prosa aparentemente despretensiosa, mas repleta de nuances, Daniel Defoe narra a vida atribulada de Crusoé a partir da decisão de abandonar o destino trivial no interior da Inglaterra para se tornar marinheiro. Após várias desventuras e uma crucial estada no Brasil, seu barco naufraga em meio a uma tempestade violenta, a tripulação morre e ele vai parar numa ilha deserta tendo apenas uma faca, um cachimbo e um pouco de tabaco, além de um formidável instinto de sobrevivência. Com disciplina, Crusoé aprende não apenas a construir uma canoa, fazer uma panela e assar pão, mas também a enfrentar seus medos, suas dúvidas e a solidão absoluta. Até que, depois de 24 anos excruciantes, ele descobre uma pegada humana na areia.

#danieldefoe
#romance
#aventura
#literaturainglesa
#zahar

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Histórias assustadoras para contar à noite
✍️ Stephen Jones (Organizador)
🇺🇸 e Randy Broecker (Ilustrador) 🇺🇸

O maior antologista de terror da atualidade, o premiado Stephen Jones, está de volta com uma das coletâneas mais deliciosamente apavorantes dos últimos tempos, Histórias Assustadoras Para Contar à Noite. Com ilustrações do cultuado artista Randy Broecker, este livro reúne em suas páginas narrativas de alguns dos artistas mais aclamados de todos os tempos, como o mestre do terror, Stephen King, o homem que definiu o sonhar, Neil Gaiman, o autor de O Clube dos Monstros, R. Chetwynd-Hayes, e um dos mais respeitados roteiristas da série de TV Doctor Who, Charles L. Grant. Zumbis, um descendente do doutor Frankenstein, tigres assassinos, fantasmas, estudantes mortos adoradores do diabo e muitos outros vilões pitorescos e criativos abrilhantam as páginas desta coletânea, traduzida por Dandara Palankof (O Grande Livro dos Vampiros). Prepare-se para mergulhar no mundo da escuridão e, se vocês tiverem pesadelos após ler estas histórias, não venha reclamar. Vocês foram avisados.

#stephenjones
#randybroecker
#horror
#pipocaenanquim

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Árabe do Futuro 4: Uma juventude no Oriente Médio (1987-1992)
✍️ Riad Sattouf 🇫🇷


No quarto volume da série, o quadrinista Riad Sattouf narra sua passagem da infância à adolescência, a deterioração de sua família e os conflitos no Oriente Médio nos anos 1990

Há quem pinte a infância e o passado como um borrão esmaecido, mas esse definitivamente não é o caso do premiado quadrinista Riad Sattouf. Com cores vibrantes, traço único e uma narrativa ao mesmo tempo crítica e bem-humorada, o autor traça com maestria suas vivências de uma juventude nada comum, passada entre o Ocidente e o Oriente Médio.

No quarto volume da série O árabe do futuro, Riad tem 9 anos e começa a compreender a dinâmica complicada de suas famílias ― na França e na Síria ―, os preconceitos vindos dos dois lados, o comportamento cada vez mais radical e insensato do pai e os conflitos no Oriente Médio nos anos 1990. Além disso, a chegada à adolescência traz outro embate explosivo: o amor.

Se nos livros anteriores os dilemas eram causados principalmente por fatores externos, agora Riad vai ter que aprender a lidar com conflitos pessoais. Nessa transição, ele se torna alvo dos garotos populares na escola, que implicam com seu jeito de falar, com seu sobrenome árabe e até com seu novo corte de cabelo. A sorte é que nesse momento Riad também vai descobrir grandes paixões, como o desenho, o videogame e as garotas.

Uma das graphic novels mais importantes da atualidade, comparada aos aclamados Maus e Persépolis, O árabe do futuro é um análise precisa, divertida e por vezes pungente sobre infância, globalização, política, cultura e o embate entre o Ocidente e o mundo árabe.

#riadsattouf
#hq
#graphicnovel
#intrinseca

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Árabe do Futuro 2. Uma Juventude no Oriente Médio (1984-1985)
✍️ Riad Sattouf 🇫🇷


Segundo volume da premiada trilogia o árabe do futuro , que narra a infância nada comum do quadrinista riad sattouf no oriente médio. No primeiro volume (1978-1984), o pequeno riad, filho de pai sírio e mãe bretã, passou os primeiros anos de vida dividido entre a líbia, a bretanha e a síria. Nessa sequência, ele narra os choques de seu primeiro ano como aluno de uma escola síria, onde enfim aprende a ler e escrever em árabe enquanto enfrenta um ambiente rígido e violento. Ele também conhece mais a fundo a família paterna e, apesar dos cabelos louros e das semanas de férias na frança com a mãe, faz todo o possível para se tornar um verdadeiro sírio e encher o pai de orgulho.
muitas vezes comparado aos aclamados maus e persépolis , o árabe do futuro exibe uma visão reveladora sobre o conflito entre culturas que está definindo o século xxi. Com traço simples e narrativa fluida e divertida, riad fornece ao mesmo tempo uma análise do embate entre o ocidente e o mundo árabe e um autorretrato de uma infância tão plural e de cores tão fortes.

#riadsattouf
#hq
#graphicnovel
#intrinseca

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶Demon Ruchu: o demônio do movimento
✍️ Stefan Grabiński
🇵🇱

O movimento é vida. Seu oposto complementar, a morte, caracteriza- se pela parada, falta de movimento ordenado e, posteriormente, pelo movimento desordenado da decomposição. Podemos observar na prosa de Grabiński como os dois são um, como se transformam um no outro, como o excesso do movimento provoca a morte. O autor mostra como o fascínio pelo movimento se traduz em fascínio pelo oculto, pela morte, chegando a um exemplo de morbidez que une eros e thanatos. A morte, um final natural da vida, parece atrair com a força irresistível os fascinados pelo movimento, pelo progresso, os possuídos pelo demônio de movimento.

O demônio do movimento, que, apesar da sua aparência antiquada de um trem, nos seus livros mata seus funcionários e passageiros, incita à brutalidade e à excitação sexual, que busca a satisfação imediata, custe o que custar, fascina, atemoriza e rege o mundo pelos caminhos misteriosos. O movimento, a essência que, nomen omen, movimenta os nossos tempos nômades aparece nos contos de Grabiński visto sob várias perspectivas, tanto misteriosas e místicas, quanto reais.

#stefangrabinski
#conto
#fantasia
#sobrenatural
#urso

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶 Clara Militchv
✍️ Ivan Turguêniev 🇷🇺

Na Moscou de 1878, o solitário e casto jovem Iákov Arátov mora com a tia Platonida Ivánovna, sua única parente viva. Tem apenas um amigo, o sociável e alegre Kupfer, que o convence a ir a um espetáculo de variedades na casa de uma princesa georgiana. Sentindo-se oprimido e intimidado, Iákov logo vai embora. Dias depois, ele é arrastado por Kupfer a outro concerto no qual a cantora lírica Clara Militch apresenta lindamente uma peça de Tchaikóvski. Ela parece não desgrudar os olhos dele, e o rapaz se abala sem entender bem o porquê.

Em casa, Iákov recebe um bilhete sem assinatura, mas que ele sabe ser de Clara, marcando um encontro no bulevar Tverskoi. Entre relutante, ofendido e ansioso, Iákov chega na hora marcada. O que se dá, num jogo de percepções enviesadas, é um desencontro entre os dois.

Iákov não consegue se desvencilhar da imagem hipnótica da cantora, que o perturbará dia e noite, atrapalhará seus estudos, mudará sua vida. E se o drama tem essa alcunha pois existe a esperança fugidia de um bom desfecho, a tragédia é uma solução que não se pode remediar.

Como grande naturalista, Turguêniev traz nesta novela o embate entre as ciências naturais como forma de entender o mundo e o deslumbramento com a sociedade da época. Misturando realismo e simbolismo, com uma pitada de fantástico e comédia, o leitor é fisgado pela fulminante paixão entre os jovens Iákov e Clara.

Último escrito de Ivan Turguêniev, esta obra inédita no Brasil ganha tradução direta do russo, e notas, de Giselle Moura.

#ivanturgueniev
#literaturaestrangeira
#grua

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶 Benito Cereno
✍️ Herman Melville 🇺🇸

No ano de 1799, o capitão americano Amasa Delano está com seu navio caça-focas ancorado na Ilha de Santa Maria, na costa sul do Chile. Certa manhã, aponta no horizonte tomado pela neblina um navio que aparenta estar em dificuldades. Amasa Delano oferece-se para ajudar e vai a bordo da nau à deriva, que descobre ser uma embarcação espanhola que levava um grande número de negros escravizados da África ao Peru. Seu capitão, Benito Cereno, que está debilitado e é sempre amparado por seu escravo Babbo, descreve as tempestades e longos períodos de calmaria que se sucederam, as doenças e falta de provisões que haviam dizimado parte da tripulação e passageiros.

A sucessão de impressões inexatas que o ambiente do navio depauperado cheio de escravos provoca, assim como as variações de humor de Benito Cereno, deixam Amasa Delano intrigado. A cada momento, entre desconforto e tensão, cresce sua sensação de estranheza. Na atmosfera sombria construída com esmero por Melville, ora o capitão americano se sente ameaçado, ora se sente culpado por desconfiar de seu bom e combalido anfitrião e de tudo que o cerca.

Publicado pela primeira vez em 1855, a novela é uma reconstrução ficcional do episódio que de fato ocorreu em 1805, e que foi descrito nas memórias do capitão americano Amasa Delano, publicadas em 1817.

#hermanmelville
#literaturaestrangeira
#grua

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶O Livro Azul de fábulas encantadas - Coleção Livros de Fadas de Lang 1
✍️ Andrew Lang
🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

Há muitos e muitos anos, antes mesmo da invenção da escrita, as pessoas contavam histórias. As mais antigas remontam ao Egito e ao Extremo Oriente, mas possuem raízes nos quatro cantos do mundo: onde quer que tenha pisado o homem, os contos foram levados e recontados, fosse para ensinar os mais novos ou entreter as noites ao redor da fogueira.

A Pandorga não ousaria quebrar essa tradição e trouxe a primorosa seleção das mais variadas histórias, reunidas pelo renomado folclorista e tradutor escocês Andrew Lang, O livro azul de fábulas encantadas. Lang organizou e adaptou para o público infantil milênios de tradição oral, tornando acessíveis e atemporais os contos de fadas, sem que perdessem sua identidade, em uma coleção de 12 volumes, Os livros de fadas de Lang.

Prepare-se para adentrar no universo de anões e gigantes, ogros, trolls, bruxas e fadas, nesta coletânea que reúne tudo aquilo que se espera das fábulas encantadas

#andrewlang
#conto
#contodefadas
#pandorga

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶 Mestres do Terror
✍️ Vários autores


Escritos no século XIX, "O médico e o monstro, "Frankenstein" e Drácula são o exemplo máximo da melhor literatura de terror do mundo. Eles estabeleceram um gênero, influenciaram autores de todas as partes do planeta e não só assustaram leitores no passado, como também os apavora até os dias de hoje. Agora, essas três obras-primas estão juntas em um box de luxo e com a tradução da premiada escritora Adriana Lisboa.

#bramstocker
#maryshelley
#robertlouisstevenson
#horror
#gotico
#novafronteira

Читать полностью…

Literatura e Afins

🪶A Criatura
✍️ Andrew Pyper
🇨🇦

Dois séculos de terror esperam por você em A Criatura, o novo lançamento do autor de O Demonologista e Os Condenados pela DarkSide® Books. Como bem pontuou o mestre Stephen King, "o medo clássico tem um novo nome: Andrew Pyper". Para dar vida à sua própria criatura, Pyper dissecou alguns dos monstros sagrados do século XIX. Mary Shelley, Robert Louis Stevenson e Bram Stoker viram personagens do livro e se inspiram num ser imortal e cruel para escreverem suas obras-primas góticas. Assim, os mitos de Frankenstein, O Médico e o Monstro e Drácula ganham novas perspectivas e ficam tão assustadores como em suas origens. A Criatura é muito mais do que uma homenagem aos mestres do passado. Sua narrativa costura elementos de thriller policial e terror psicológico com forças sobrenaturais além de nossa compreensão. O mal se apresenta em diversas formas, e ele pode estar vigiando o seu lar neste exato momento. A história se inicia quando a dra. Lily Dominick, uma psiquiatra forense, precisa avaliar a sanidade de um criminoso. Só que este não é o típico psicopata com quem ela está acostumada a lidar. Há algo diferente neste homem. Algo mágico, sinistro e íntimo, que, de alguma maneira, parece conectado com sua infância, no Alasca. Quando tinha apenas seis anos, sua mãe morreu de forma brutal e misteriosa. Ao contrário do que concluiu a polícia na época, ela sabe que o responsável não foi um urso faminto. Entre lembranças imprecisas e pesadelos constantes, Lily esconde uma certeza: quem matou sua mãe foi... um monstro real. Com dois protagonistas que vivem a dinâmica combativa e fascinante de Clarice Starling e Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes, A Criatura envereda o leitor por um manicômio abandonado em Budapeste, um teatro vazio no West End de Londres e até mesmo uma cela subterrânea na Romênia. Tudo isso numa narrativa que não deixa o leitor largar o livro por nada ― nem ao menos um monstro ― nesse mundo. Prepare-se para devorar mais este romance soturno de Andrew Pyper, uma das grandes revelações da literatura dark contemporânea. O autor, presente em diversas listas de mais vendidos pelo mundo, foi consagrado pelos darksiders e se tornou o primeiro autor best-seller da DarkSide® Books, com o livro O Demonologista. Agora, A Criatura chega numa edição monstruosa e em capa dura, com o padrão de qualidade psicopata da editora mais dark do Brasil.

#andrewpyper
#suspense
#darkside

Читать полностью…
Subscribe to a channel